Os transportes parisienses

A rede de transportes parisiense e da região Ile de France é reputada por ser umas das melhores do mundo. Graças ao metrô, aos trens que ligam a cidade à periferia, chamados RER, aos ônibus e aos bondes, circular na capital não poderia ser mais fácil!

As passagens de transporte

Vendidas por unidade ou em grupos de 10, são válidas para um trajeto com baldeação, exceto para os ônibus. Existem ofertas adaptadas para os turistas como o pacote Paris Visite (Paris Visita), que permite viajar à vontade na rede parisiense de transportes por um período até 5 dias consecutivos.

O metrô

Com 15 linhas e mais de 300 estações, o metrô parisiense permite percorrer a cidade entre as 5h30 (partida do terminal do primeiro trem) e 1h15 de domingo a quinta-feira (chegada ao terminal do último trem). Nas sexta-feiras, sábados e vésperas de feriados, o metrô circula até às 2h15.

O RER

As 5 linhas de RER oferecem a possibilidade de viajar rapidamente pela cidade de Paris e visitar a Ile-de-France. A linha B passa pelos dois principais aeroportos de Paris, Roissy-Charles de Gaulle e Orly. A linha A conduz ao centro de negócios da Défense e à Eurodisney. Quanto ao RER C, permite chegar ao Palácio de Versalhes.

Os ônibus

As linhas de ônibus, que começaram a desenvolver-se em 1906, oferecem um extenso serviço na cidade, nos seus arredores e são um excelente meio para explorar a capital. A rede Noctilien, permite a utilização dos ônibus durante a noite.

O tramway

Lançado novamente a partir da década de 1990, primeiro na periferia e depois em Paris, o tramway, o bonde,” conta hoje com 3 linhas. Rápido, fiável, e sobretudo respeitoso do meio ambiente, desenvolveu-se sobretudo na periferia de Paris para circular rapidamente em direção às portas de entrada na cidade. O prolongamento do bonde T3, da porta de entrada de Ivry à porta de entrada da Chapelle, no leste de Paris, deverá entrar em serviço no final de 2012.

Onde comprar as suas passagens de transporte?

Pode adquiri-las nas estações do metrô, do RER, em alguns terminais de ônibus e em lojas habilitadas: livrarias, bancas de jornais, tabacarias…